Coisas de meninas 2 - Os contos de Fadas

Estava esses dias tomada por uma mega nostalgia...Lembrando dos clássicos da Disney que vivia assistindo com a minha irmã caçula. Na minha infância,tomei overdose de "Branca de Neve e os Sete Anões", "Cinderella" e "A Bela Adormecida".

Cresci e com a minha irmã assisti também "A Bela e a Fera", "A Pequena Sereia" , "Aladdin"...No caso delas pode-se comer maçã envenenada, ficar sem voz, dormir por anos a fio,entre outras coisas e estar sempre lindas!
E uma coisa é certa: passam os anos mas é sempre gostoso assistir, toda a fantasia de uma vidinha com atribuições e emoções que as moçoilas princesas vivem. É o momento de se permitir sair da realidade e sonhar, fantasiar e acreditar que vai dar certo,que é possível... E no final de tudo o melhor mesmo é que tudo dá certo, o final é sempre feliz!

E quem nunca se imaginou no lugar da Cinderela, Ariel, ou qualquer das mocinhas,hã? Eu amava o vestido da Cinderella!!!

Pesquisei sobre os conto de fadas quando fiz o curso de formação de professores, para a disciplina "Literatura Infantil" e fiquei bem chocada com o que descobri...Os contos de fada do passado frequentemente tinham finais macabros ou horrendos. Hoje em dia, empresas como a Disney amenizaram as histórias para o esse novo público que parece incapaz de lidar com derrotas ou fracassos e precisa de finais felizes por toda parte. Eis alguns exemplos:

Cinderela


Na Cinderela moderna, resumindo, nós temos a linda princesa casando-se com o príncipe, depois que este viu que o sapatinho de cristal servia em seus pés.

Esse conto tem suas origens por volta do século I a.C, no qual a heroína de Strabo se chamava Rhodopis, não Cinderela. A história era muito parecida com a atual, com exceção dos sapatinhos de cristal e da abóbora. Porém, oculta por trás dessa linda história há a versão mais sinistra dos irmãos Grimm: nela, as irmãs de Cinderela cortam partes dos próprios pés para que eles caibam no sapato de cristal, querendo enganar o príncipe. Ele, então, é avisado por dois pombos, que bicam os olhos das irmãs. Elas passam o resto de suas vidas como mendigas cegas enquanto Cinderela vive no castelo do príncipe. Pesquisando pela internet, achei este link para quem quiser ler a versão original do conto, em Inglês(nada que o Google translator nãoresolva...): Versão Original

A Branca de Neve


Na história da Branca de Neve que nós conhecemos, a rainha manda o caçador matá-la e trazer seu coração como prova. O caçador não consegue fazer isso e lhe traz o coração de um tipo de porco.

A boa notícia é que a Disney não enfeitou a história, mas omitiu detalhes importantes: no conto original, a rainha pede o fígado e os pulmões de Branca de Neve, que serão servidos no jantar daquela noite! Também no original, a princesa acorda com o balanço do cavalo do príncipe, enquanto era levada para o castelo. Não há nada de beijo mágico. O que o príncipe queria fazer com o corpo desfalecido de uma garota é algo que vou deixar para sua imaginação. Ainda na versão dos irmãos Grimm, a rainha má é forçada, no final, a dançar até a morte usando sapatos de pedra, quentes como brasas.

A Bela Adormecida


Na versão conhecida de A Bela Adormecida, a adorável princesa adormece quando fura seu dedo em uma agulha. Ela dorme por cem anos até que o príncipe finalmente chega, beija-a, e acorda-a. Eles se apaixonam, casam, e vivem felizes para sempre.

Só que o conto original não é tão doce. Nele, a jovem garota adormece por causa de uma profecia, não de uma maldição; e não é o beijo do príncipe que a desperta: o rei a vê dormindo e, querendo se divertir, a estupra. Depois de nove meses, nascem duas crianças (e ela continua dormindo). Uma das crianças chupa o dedo da mãe, retirando a peça de linho que fazia ela dormir. A princesa acorda para saber que foi estuprada e é mãe de gêmeos. Traumatizei.


A Pequena Sereia


A versão de 1989 da Disney, a princesa Ariel termina sendo transformada em um ser humano para que possa casar com Eric. Vencendo as dificuldades,no final, há uma festa maravilhosa com a presença de seres humanos e seres do mar.


No entanto, no original de Hans Christian Andersen, Ariel vê o príncipe casar-se com outra e entra em desespero. Oferecem-lhe uma faca com a qual ela poderia matá-lo, mas, em vez disso, ela salta para o mar e morre ao voltar para a costa. Hans Christian Andersen modificou um pouco o final para amenizar a história. Na nova versão, ao invés de morrer na espuma da praia, ela se torna “filha do ar”, esperando ir para o céu. De qualquer forma, ela morre.

* Fontes (não achou que eu ainda tivesse o trabalho original,né?! Eu só sabia das versões originais, mas precisei de "reforços" para os detalhes!): Listverse & Digital Bits Skepts .

Outro site legal que conta outros 'lados negros' de contos de fadas, é este aqui

E você? Você tem um conto de fadas predileto?


"....Acredite que tudo acontece por um motivo.
Se você tem uma chance, pegue-a.
Se isso muda sua vida, então deixe mudar.
Ninguém disse que seria fácil,
só te prometeram que valeria a pena..."



Tenham uma semana especial,bjinhosss!!!

16 comentários:

  1. Contos de fadas... *-*
    Que menina nunca foi apaixonada? Sempre adorei a pequena sereia...

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Olha, Alê, prefiro continuar na versão da Disney. O conto de fadas com final feliz é muito mais gostoso de se ler ou assistir. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Alê,
    tudo bem?
    Ah, lembra de mim?
    Vc deixou um comentário na postagem que eu fiz sobre Piratas do Caribe... Eu vim responder! =D

    Mas antes eu quero falar sobre as histórias que vc contou aqui... MEU DEUS!
    Que contos eram esses? Não eram infantis, não é possível! Terríveis!
    Se com tanto final feliz já tem tanta gente ruim, imagina com esses finais tenebrosos, rs...
    Mas eu nem curto muito as histórias da Disney, assisto mais por curiosidade, mas não é minha paixão!
    Adoro os desenhos do Studio Ghibli!

    E aí? Já assistiu os outros Piratas?
    Eu parei no terceiro mesmo, falta o último!
    É que não sei falar japonês e nem inglês e não tem cinema em português aqui... Mas eu aguardo em DVD!
    Obrigada por passar pelo blog!
    Estou te seguindo, mas estou super offline esses tempos, mas deixa eu voltar a ativa que venho te visitar com mais frequencia, ok!

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  4. Gostei, porém as fadas sempre foram boas, até mesmo as bruxas, foi a Igerja Católica durante a Idade Média, que criou este estigma delas em relação a maldade !!! Valeu

    ResponderExcluir
  5. Lendo seu post eu vi que prefiro os clássicos adaptados pela Disney.

    EU SEMPRE REPARO NAS PESSOAS no modo que elas se vestem.

    alguns vendedores são bem mentirosos né? HE3JK2H4K2HJ

    boa semana pra você ♥

    bjonas

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Oi, obrigada por opinar sobre o layout, é ótimo que minhas amigas leitoras demostrem suas opiniões, eu adoro!!!
    Ahh contos de fadas, eu amo <3 assisto até hoje com meus irmãos mais novos e não me canso...é bom para dar uma fugida da realidade né? (:
    Obrigada por me desejar sorte e tudo o mais !!!
    bjs <3

    ResponderExcluir
  7. Oie!Primeira veez aqui! Eu, primeiramente quero agradecer o seu comentário! Muito Obrigada!

    Eu adooooro Cinderela, é o meu conto de fadas favorito. Mas não sabia da versão macabra. Só sabia da branca de neve e da Bela e a Fera.

    òtimo o post!!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  8. Os contos de fadas ficaram mais interessantes depois que li o post!

    ResponderExcluir
  9. NOSSA FIZ TODAS ESSAS FESTAS PARA DRIKINHA DE NIVER KKKK QUE SAUDADES AMIGA..ETA TEMPOS BONS..EU ATÉ HOJE AMO MEU URSINHO POOH KKKKKKK AMEI SUA POSTAGEM ..SAUDADES Ñ TEM IDADEKKKKK !!!!SE CUIDE TÁ... TE DOLU.. UM FELIZ FDS !!AQUI EM PETRÓPOLIS UM FRIO DE DOER OS DENTÕES KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. você sumiu , nem vem me visitar mais ne?
    eu sinto sua falta tá! bjs s2

    ResponderExcluir
  11. OLÁ SEU BLOG BLOG ESTÁ PARTICIPANDO DO BLOG DE OURO - OS MELHORES CONTEÚDOS ESTÃO AQUI) , POR FAVOR CONFIRA :)


    http://topblogouro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie Alê.

    Tem post novo no meu blog.

    Bjonas

    ResponderExcluir
  13. OI amiga, como vai? Espero que esteja tudo certinho. Bom adoro esses filminhos também me lembra minha infância mas curtia mais o desenho em si do que os filminhos! Minhas sobrinhas adoram, acho que todas meninas tem essa fase da princesa e tal....rs eh lindo!
    Bom flor, super beijo fica bem, com DEUS!

    ResponderExcluir
  14. Oi!!!!Cara eu adoro os classicos disney!!!Meu favorito e o corcunda de notre dame mas gosto mt tb de herculies
    e aladin!!!E sempre bom rever !!!!bjo bjo tchau tchau

    ResponderExcluir
  15. Oi Ale, senti uma nostalgia boa ao ler esse post. Quem não gosta dos contos de fadas né?? O meu favorito é o da Bela e a Fera. Lembro direitinho de quando assisti o desenho pela primeira vez...
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. eu gostei muito de saber como e a verdadeira historia da bela adormacida

    ResponderExcluir

❤ Gratidão por sua visita ao Alessandrices!

❤ Seu comentário é muito importante,e as críticas construtivas são muito bem vindas desde que feitas com educação. Sua pergunta é respondida posteriormente, então volte depois para conferir a resposta, ok?

❤ Aaaahhhh! Caso queira deixar o link do seu blog no comentário, use o código abaixo (sem espaços) , substituindo onde requer as informações do seu blog, assim ao clicarmos no nome do seu blog em seu comentário, já somos imediatamente direcionados a ele, para uma visitinha!

< a h r e f = " LINK DO SEU BLOG " > NOME DO SEU BLOG < / a >

Tecnologia do Blogger.