'Minha Amiga Blogueira': Paloma Viricio

Oi, pessoal! 
Hoje estou estreiando uma nova tag aqui no blog. Se chama 'MINHA AMIGA BLOGUEIRA'. O intuito é contar com a participação das minhas amigas 'divas' blogueiras. Amizades que fiz e cultivo ao longo destes 09 anos blogando. Algumas,  eu conheci no iniciozinho, ainda no extinto Weblogger, passando também pelo Uol Blog, até obter meu domínio próprio.
Vamos conhecer cada uma delas, espero que vocês as acolham e aproveitem os maravilhosos posts, cada uma em seu estilo, trazendo algo que queiram compartilhar com as ('os', também, porque não?!) leirotas(res) do Diva Todo Dia.

Uma forma de homenagear essas queridas que acompanharam muitos momentos da minha vida, e se tornaram amigas do coração!




Paloma Virício é Jornalista diplomada, escritora, cantora, louca por livros... muitos livros! Ama família, chocolate, vinho, meias 3/4, batom vermelho, caras, bocas, música e o Bom Rock N'Roll. É apaixonada por Legião Urbana, Capital Inicial e Gabriel García Márquez.


Conheci a Paloma, a quem carinhosamente chamo de 'vizinha' logo que criei meu primeiro blog. Escrevi em um comentário que parecia a conhecer de algum lugar...ao longo da conversa, descobrimos que ela, na época, estudava numa Faculdade aqui perto de casa, e por este motivo, provávelmente já 'havíamos nos esbarrado'...E até hoje, é minha querida 'vizinha'.  Ela preparou este post especialmente para o 'Diva Todo Dia', vamos conferir?!





Você consegue fazer seu filho comer todos os tipos de verduras e legumes sem pestanejar? Se sim, vocę é uma mamăe de sorte. Se năo, esta matéria irá ajudar através de dicas, fazer com que as crianças comam vegetais. O mundo infantil é repleto de diversăo e na hora da alimentaçăo năo deve ser diferente. É interessante que o responsável faça com que o pequeno, sinta prazer em realizar uma refeiçăo saudável, que năo seja massiva ou efetuada por obrigaçăo. 

Uma boa dica é fazer com que as crianças se alimentem brincando. Historinhas educativas, em que os personagens săo as comidas e envolve-los na hora da preparaçăo, além de englobar cançőes sobre alimentos, săo formas de estimular a alimentaçăo saudável sem sacrifícios. A hora do lanche pode se tornar super saborosa, se os pais criarem sanduíches com temas infantis como rosto de animais ou objetos. O certo năo é esconder os vegetais entre outros alimentos e sim incentivar o filho a comę-los de forma atrativa.


Sempre que puder, substitua pratos calóricos por outros mais leves. Frutas, em vez de serem servidas normalmente podem ser preparadas com gelatina, por exemplo. O colorido chamará atençăo dos pequenos. Salgados fritos podem ser substituídos pelos de forno, evitando assim o excesso de frituras que causam aumento do colesterol e do triglicérides no sangue, irritaçăo nos intestinos e problemas no coraçăo. Para abonar um pouco esses malefícios, opte por óleo de canola, milho, oliva, amendoim, girassol e soja. Ao escolher a bebida, prefira refrescos naturais de frutas da estaçăo,que tem um preço mais acessível. Assim é possível evitar o consumo de sucos artificiais e refrigerantes. 
Para os mais pequenos, existem opçőes de livros e sites com jogos educativos sobre culinária, voltados especialmente para o público infantil. 


Usaremos na Lasanha de vegetais, cenoura, abobrinha e ervilha. A cenoura é um legume que possui grandes quantidades de betacaroteno, componente valioso para a pele, visăo e mucosas. É rica em fibras e assim como a abobrinha e a ervilha, facilita e traz bons benefícios para o aparelho digestivo. E claro, năo podemos esquecer que esses legumes săo riquíssimos em vitaminas como A e C, presentes na ervilha, Complexo B, que encontramos na abobrinha e a cenoura que possui além das já citadas a B2 e B3. Ervilha e cenoura tronam-se aliadas por serem também, fonte viva de sais minerais como:
 Fósforo (mantém o balanço ácido do organismo), Cálcio (Ossos saudáveis, boa coagulaçăo do sangue), Potássio ( equilibra os fluídos no organismo), Sódio (equilibra fluídos celulares e extracelulares, auxilia o trabalho do sistema digestivo) e Ferro (Atua na formaçăo da Hemoglobina, pigmento do glóbulo vermelho que transporta oxigęnio dos pulmőes para os tecidos do corpo). Agora...Vamos Cozinhar?



(Foto e receita: Paloma Viricio)
Ingredientes

  • Massa (Macarrăo caseiro)
  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 5 ovos
  • 2 colheres (Sopa) de óleo
  • Salmoura (Meio copo de água com 2 colheres de chá de sal)
  • 1 colher (Sopa) de Fermento

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes, menos ŕ salmoura. Acrescente-a aos poucos para dar liga na massa. Quando a massa estiver soltando da măo e do fundo da vasilha, é sinal que está no ponto. Em uma superfície limpa e seca. Com auxilio de farinha de trigo, estique - a aos poucos. Uma boa dica é ir esticando e cortando-a em formatos parecidos com os de massa de lasanha pronta, comprada no supermercado.

Molho 1- Molho de tomate comum 

Molho 2- Molho branco: Preparo caseiro
  • 2 xícaras de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • Sal e pimenta do reino }ŕ gosto
  • Queijo ralado e azeite também ŕ gosto


Modo de preparo 
Se preferir, doure um dente de alho junto com a manteiga (Dará um gostinho especial).
Acrescente a farinha de trigo, o leite e os demais ingredientes (menos o queijo ralado e o azeite), e mexa sempre, para que năo crie pelotas. Quando o molho estiver uma pasta homogęnea, acrescente o queijo ralado e o azeite para finalizar.



Recheios

  • 2 cenouras (Grandes)
  • Rale as cenouras (Tipo Fino) e tempere como salada. Reserve.
  • 1 Abobrinha (Grande)
  • Rale a abobrinha e refogue-a. Interessante na hora do refogado é acrescentar meio tablete de caldo de carne ou frango, que dará um sabor especial. Reserve.
  • 1 Ervilha em lata
  • Queijo mussarela

Finalmente Vamos montar a Lasanha!
 
Em um tabuleiro, acrescente um pouco de molho de tomate, coloque a primeira camada de massa, depois cenoura, molho branco e queijo mussarela. Cubra com outra camada de massa, mais molho de tomate, Abobrinha, molho branco novamente e mais queijo. Faça outra camada, agora com ervilha. Vá alternando até chegar ao topo do tabuleiro. Para finalizar... Termine com uma camada de molho branco e queijo. Leve ao forno (baixo) para assar por aproximadamente 20 minutos. A receita rende de seis a oito pedaços grandes.



Então, mamães de plantão, ou mesmo vocês que cresceram, mas não comem de tudo, gostaram da dica?!
Gostaria de agradecer imensamente a Paloma Virício por esta honra, e dizer que ela nem imagina o quanto a admiro, pois acompanhei seu crescimento ao longo destes anos. Ela escreve divinamente, e eu adoro as resenhas dela. Querem conhecer mais?


Paloma Virício



E na próxima quinta-feira, mais uma convidada em  'Minha Amiga Blogueira'. 
Fiquem com Deus =)
Tecnologia do Blogger.