Cronograma Capilar (1) - Em busca do loiro perfeito!

quinta-feira, janeiro 16, 2014

*Fonte:Google
Hello pessoinhas lindas!!!
Estou preparando uma série de posts sobre Cronograma Capilar. Quem me acompanha no Facebook, viu a foto do meu 'novo visú', radicalizei! Como já contei diversas vezes em outros posts, tenho mesmo que pintar as madeixas por conta da grande quantidade de fios brancos, desde a mais 'tenra idade'... E, agora, me resta 'pagar o preço': cuidados extremos para que os cabelos não sofram as consequencias da descoloração, tintura e progressiva! Como tenho lido muito sobre o CC, em muitos blos e sites, decidi aderir, montar o meu CC, e compartilhar a experiencia, aqui com vocês!
Então, clique em leia mais e confira!



Contei neste post,(faltou a foto da tentativa de ficar ruiva, em 2013) sobre as mudanças no meu visu...Minha prima brinca que nós 'vamos morrer loiras'...sim, porque a vida toda, trocamos, em momentos diferentes a cor dos cabelos, mas acabavamos voltando para o loiro, e ainda tendo que dar o braço a torcer, quando dão aquele sorissinho e dizem: '-Muito melhor assim, tava bom antes, mas, assim é mais a sua cara!'
Enfim, eis algumas das mudanças (isto é um resumo, como eu disse, foram muitas, desde a adolescencia, quando o auge era fazer 'luzes' kkkkkkkkk):
Estou em busca de algo assim:

Como meu cabelo tinha três tons de loiro, a Mônica, que cuida dos meus cabelos, achou melhor irmos por partes e de outubro de 2013 para cá, ela vem 'acertando' o tom do cabelo, para platinar e fururamente, jogar mechas invertidas. O fato é que faço progressiva, e por mais que procuremos cuidados, os cabelos sofrem agressões...e é aí que entra o 'Plano B: Cronograma Capilar'.

O que é, e em que consiste o Cronograma Capilar?

É um tratamento para os cabelos que precisam repor nutrientes perdidos devido a químicas e maus tratos.Nossas madeixas perdem nutrientes essenciais para a sua saúde e belez constantemente.
Esta perda não se dá somente através de  processos químicos e mecânicos (escovas, chapinhas, uso diário de secador, etc).
Todo processo de exposição natural como sol, vento, poeira, mudanças climáticas e banhos de mar também deterioram a saúde dos fios.
O cronograma consiste em 3 etapas:


  • HIDRATAÇÃO;
  • NUTRIÇÃO;
  • RECONSTRUÇÃO.
*exatamente nesta mesma ordem.

ANTES DE TUDO... 

Você precisa saber melhor do que seu fio de cabelo precisa. O ideal é que você faça um teste super fácil, identificando assim o que seu cabelo mais precisa, se é mais hidratação, mais nutrição, ou  mais reconstrução.
Como? Simples:

1 - Você vai pegar um fio de cabelo do topo da cabeça.
2 - Basta enrolar as pontas do fio em seus dedos indicadores de cada mão (como fazemos na hora de passar fio dental, ok?)
3 - Puxe de leve, até arrebentar.
E você vai descobrir que:


  • Precisa de mais HIDRATAÇÃO: se ao puxar seu cabelo se quebra, sem nenhuma elasticidade, sem resistencia, sem força, está extremamente seco...
  • Precisa de mais RECONSTRUÇÃO: se ao puxar,  o fio estica e não volta ao estado normal. Ele age como um chiclete (esticando e afinando), e se arrebenta isto indica que ele perdeu proteínas...
  • Precisa de HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO: ao puxar o fio, ele se mostra endurecido e resistente porém sem elasticidade, e com isso quebra. Neste caso, ele não precisa de Reconstrução.

AGORA, SE AO PUXAR O FIO, ele tem elasticidade, porém quando puxa, ele volta a sua forma original e resiste sem quebrar,(ou seja só se rompe se você forçar muito a puxada) só forçando muito a puxada , amiga, você está com tudo! Ou seja, você é dona de fios perfeitamente saudáveis!

Meus cabelinhos, depois da 'maratona', estão secos, se partem sem qualquer esforço. Necessitam de mais HIDRATAÇÃO.

Como Fazer o Cronograma:


Há uma sequencia a ser seguida: H, N e R. As lavagens devem ser feitas normalmente com seu shampoo de costume, exceto em casos especificos (Detalhes aqui e para diferentes casos, leia aqui).
É basicamente assim:
1ª Semana - 2 Hidratações intercaladas e mais uma Nutrição.
2ª Semana -  2 Hidratações e uma Reconstrução
3ª Semana - 2 Hidratações intercaladas e mais uma Nutrição.

4ª Semana - 1 Hidratação e uma Reconstrução

Você encontra outros cronogramas, de acordo com a necessidade dos seus cabelos, no blog Dicas de Cabelo by Gabizinha Gomes. É perfeito, explicadinho, e ela é um amor, tira dúvidas...

Eis como ficou meu cronograma:
*Clique para ver ampliado

Considerações importantes:
  • Encontrei dicas preciosas sobre 'Progressivas e Descolorações no cronograma capilar.' Vale conferir [aqui]


  • Seu cabelo precisa de mais Reconstrução...Você NÃO deve fazer a reconstrução de primeira. Opte por fazer a Reconstrução de 15 em 15 dias. Se você tiver produtos profissionais o indicado é fazer apenas uma vez por mês pois são produtos concentrados

  • Seu cabelo precisa de mais Hidratação e Nutrição, não faça reconstruções com produtos fortes use linhas comerciais, e faça 2 vezes Nutrição com Umectação. Se ao fazer reconstrução, perceber os fios mais endurecidos, não faça mais a etapa de reconstrução pelo menos por um tempo, seu fio irá precisar desta etapa apenas se ele passar por químicas muito fortes, como descoloração, ou mistura de químicas como alisamentos e tintura seguidamente. 

  • Observe exatamente o que seus fios realmente necessitam. Isto implica em observar como reagem a cada etapa. Se percebeu os fios lindos depois da hidratação e não obtiver o mesmo resultado depois da Nutrição, isto significa que é de mais Hidratação seus fios precisam. A observação é tudo!
Bom, na próxima quinta-feira, trarei para vocês um garimpo de produtos para todos os bolsos, específicos para Hidratar, Nutrir e Reconstruir os fios. E compartilharei com vocês sempre às quintas-feiras como anda o cronograma.
Bom é isso!
E vocês já aderiram, ou conhecem alguém que aderiu?!




You Might Also Like

21 Comentários

  1. Tenho muita vontade de me tornar loura, mas o medo ainda é bem grande. Gostei de saber um pouco mais!
    FB http://pretobrilhante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei de cabelos claríssimos e uso, mas temos que cuida-los muito bem, fazer sempre hidatração, usar os cremes adequados pra nossos tipo de cabelos enfim....eu tenho toda paciencia estou sempre experimentando produtos novos, pra mim o que importa é o resultado final, o seu ficou lindo, dicas valiosas essas que voce postou.bjs
    htt://ivamoraes.blogspot.com
    #clikfb

    ResponderExcluir
  3. Completo post, amei.
    Amo o loiro!
    #ClickFB

    ResponderExcluir
  4. Fiz luzes no meu cabelo durante muitos anos, mas confesso que cansei de tantos cuidados e hoje estou com ele da cor natural. Sei lá, além da praticidade e economia, estou preferindo e acho até que atrai mais olhares.

    Mas, de qualquer maneira, vou torcer e acompanhar! ;)

    Bjinho.

    FB www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi lindona...amei a cor do cabelo... estou ensaiando para clarear o meu, pois tenho mtos fios brancos tbm..aff´s rsrs mas ainda não me deu coragem... tenho que pintar todo mês... há uns anos atrás fiz luzes, mas precisa de mta manutenção, e não tenho paciência... e granaaa...hehe eita mulher gasta demais não é?
    Mas está lindo o seu cabelo, quero acompanhar as mudanças ;)
    Bjokas

    #ClickFB

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga Alê como é difícil manter os cabelos lindos, louros e saudáveis neh?!
    Dá um trabalhão, mas o resultado final fica lindo e vale a pena todos esses cuidados!
    Os fios brancos tbem me incomodam. Já fiz mechas, reflexo e 1 vez por mês tinha que retocar, com o tempo fui ficando muito loura... E agora tbem fiquei alérgica a tintura de cabelo :( Só posso passar a henna... Mas, enfim seu cabelo está com um tom maravilhoso e qdo fizer mechas invertidas, vai ficar LINDO!!!

    Bjos :*

    ResponderExcluir
  7. amiga como aqui tá lindo parabéns
    já tentei ser loira fiz luzes uma vez
    amiga muitos cuidados rs
    acabei desistindo
    te desejo sucesso na cor perfeita
    já tá lindo pra mim
    lindo dia
    #‎ClickFB‬
    ♥ Nanda ♥
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas desse cronograma.
    Tenho os cabelos com luzes e ficam muito embolados é muito dificil ser loira nos dias corridos rsrsr
    Bjks da Mãe Vaidosa
    #clickFB

    ResponderExcluir
  9. Tomara que vc consiga deixar seu cabelo no mesmo tom das fotos do google.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Sempre me perguntei como eu ficaria se pintasse meu cabelo de loiro, mas acho que a minha morenisse combina bem mais comigo. Já fui ruiva uma vez, fiz californiana, mas sempre acabo voltando para o natural.

    http://entreosmeusdramas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Pelo visto você é como eu, adora mudar ótimas dicas ...FB
    www.paularibeiromoda.com.br

    ResponderExcluir
  12. Bem interessante mesmo, vai me ajudar com minha mexa :P

    FB
    http://neuradosvinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu já tive o cabelo descolorido, e nossa, como dá trabalho! Hoje estou com a cabelo sem nenhuma química e pretendo manter assim até a idade chegar e os brancos aparecerem. Excelentes dicas! ;)

    Beijos. *FB*

    http://bananagroselha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Não dou certo pra ser loira... No máximo californianas :P
    Mais boa sorte na sua procura, este loiro é incrível!

    Beijinhos :*

    http://gotta-be-you-blog.blogspot.com.br/
    FB

    ResponderExcluir
  15. Que post completo, adorei, nunca tinha ouvido falar em cronograma capilar..
    Realmente o loiro exige cuidados, por isso não tive a coragem de pintar o meu ainda haha.

    www.luxoincrivel.wordpress.com
    Beijo Luxuosa!
    *FB

    ResponderExcluir
  16. tive meu cabelo descolorido por quase um ano, depois acabei voltando ao castanho e deixei de cuidar tanto como antes, fiz esse teste e meu cabelo quebrou sem nenhum esforço, tenho que fazer mais hidratação e nutrição.

    Beijinho
    FB
    http://blog.chocowlat.com
    http://facebook.com/chocowlat

    ResponderExcluir
  17. oii lindona...
    Aproveitando, fiz uma tag no blog Livros, Leitura e Cia e queria te convidar a responder, fique a vontade ok?

    http://livrosleituraeciadacris.blogspot.pt/

    Bjinhos e um abençoado fim de semana,
    Cris

    ResponderExcluir
  18. Mudar a cor do cabelo é a coisa mais difícil do mundo, semana passada fiquei 5 horas na cabeleireira pra virar ruiva e ainda não ficou do jeito que queria, semana que vem to lá de novo ¬¬'

    Mas é preciso muito trabalho e cuidado depois, pois o cabelo fica super sensível com tanta química :(

    Beijos!
    FB
    http://www.gordinhaassumida.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Tenho mega vontade de clarear o meu cabelo todo, mas que trabalho que dá heein, rs. Tenho californianas, e seriamente vou voltar a ser morena , muito mais simples kkk.

    Gisele Ribeiro - FB

    http://giseleszarbo.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  20. Oi Alessandra querida.
    Nossa, o cronograma capilar é maravilhoso.
    Até com produtos normais de supermercado...dá um resultado maravilhoso no cabelo.
    Eu ñ consegui achar óleo vegetal aqui na minha cidade p/ fazer a umectação, mas ainda estou procurando. O brabo é ter tempo, neh!?
    Mas esse ano eu vou ter que achar tempo, pois também vou entrar na onda de descoloris os cabelos. Hehehe
    Beijinhos ♥
    FB

    Pink CupCake

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post, adorei todos os cabelos, já fiz as mechas loiras mais quero deixar elas um pouco mais claras!
    Beijos

    FB

    http://blogthayseferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

❤ Gratidão por sua visita ao Alessandrices!

❤ Seu comentário é muito importante,e as críticas construtivas são muito bem vindas desde que feitas com educação. Sua pergunta é respondida posteriormente, então volte depois para conferir a resposta, ok?

❤ Aaaahhhh! Caso queira deixar o link do seu blog no comentário, use o código abaixo (sem espaços) , substituindo onde requer as informações do seu blog, assim ao clicarmos no nome do seu blog em seu comentário, já somos imediatamente direcionados a ele, para uma visitinha!

< a h r e f = " LINK DO SEU BLOG " > NOME DO SEU BLOG < / a >

Instagram

recent posts

Send Quick Message

Nome

E-mail *

Mensagem *

Disclaimer

As postagens contidas nesse blog destinam-se exclusivamente a aqueles que possuam interesse sobre os assuntos aqui abordados. Os mesmos não possuem qualquer rigor científico. Para mais informações referentes aos assuntos aqui explanados, se faz necessário busca-las junto a profissionais nas áreas abordadas. A autora não se responsabiliza por uso de produtos e/ou lojas abordados em suas postagens, ficando isenta de quaisquer consequências provenientes de tais ações. Todo o conteúdo veiculado nesse site é de propriedade exclusiva da autora. Qualquer informação replicada deve possuir referência a sua fonte.