Ano Novo, novas metas... Saúde e Boa Forma!

Hey, divas!!!
Cá estou eu, às voltas com aquelas resoluções de ano novo...mas é aí que eu pego vocês, porque a ação começou no ano passado!!!
Para quem não sabe, sou portadora de endometriose profunda, e depois de batalhar literalmente para viver (contei neste post: aqui), voltei do 'quase' e tenho batalhado pelo controle da endometriose, buscando, claro saúde e qualidade de vida.
Saí do hospital com duas recomendações: comer bastante carne (?!) , fazer exercicios físicos (a natação é o mais aconselhado no meu caso por ser uma atividade completa) e não deixar o peso subir muito, engordar potencializa os sintomas da endometriose. Começa aí, a saga...





Aí você pesquisa e descobre que não pode comer (ou seja melhor, passar longe):
E fica perdida...
Em meio há muitas resoluções, tentativas de medicação, e tratamento, li muito sobre o quanto a alimentação tem um papel essencial no controle/processo de cura. E o primeiro passo então, foi ir à luta, pedindo orientação à uma Nutricionista. A Dra. Márcia solicitou exames laboratoriais para a próxima consulta que será em Fevereiro. E inicialmente, definiu algumas metas, e ajuste na alimentação:
  • Ela me orientou  em relação ao retorno ao peso ideal (preciso eliminar 9 quilos, a meta inicial, e depois quero eliminar mais 5 quilos, pois, 68 kg não é meu peso ideal (tenho 1,74 m), mas é quando eu fico muito bem fisicamente, fico disposta, tudo melhora. É iomportante a gente se conhecer por isso...não quero ficar magéééééérrima, quero me sentir bem, acima de tudo! Enfim, dos 9 quilos a eliminar inicialmente, 4 já se foram entre outubro e novembro, e 2 me deram adeus em dezembro). 
  • No meu caso, era essencial tirar/ diminuir ao máximo o glútem da alimentação, substituí pão por pão integral, biscoito por biscoito integral, e o que for necessário usar farinha, por farinha integral. Claro que me esforçando horrores para comer frutas, pois realmente não sou a pessoa mais fã de frutas no mundo. Já não tinha o hábito de consumir frituras, então isto foi moleza, legumes e verduras também não são dificultosos na alimentação, pois também gosto... 
  • Agora, controlar os horários, (pois seriam 6 refeições, de 3 em 3 horas). Ainda não o faço 100%, mas me esforço... 
  • Eu não posso fazer a última refeição (ceia), por algum motivo a digestão fica lenta e eu fico sem posição para dormir, incomodada. Então opto por chá gelado(com este calor, só assim!) e torrada, ou biscoito integral (cracker) às vezes com requeijão light ou puro mesmo.
  • Também substituímos açúcares: como alguns adoçantes me dão dor de cabeça, fui aconselhada a usar adoçante Stevia ou Sucralose, aaaah duas dicas me conquistaram: 

  1.  A boa e velha Tapioca (claro que a gente deve pegar leve no recheio, preferindo uma ricota temperada com uma pitadinha de sal e orégano, por exemplo...). A Tapioca não contém glútem, não é calórica, substitui o pão branco, e é prática! Na feira já vende o saquinho com ela peneirada, e é super prático o preparo. 
  2. Aqueles pacotinhos de snacks de frutas desidratadas (adoro o de maçãs! Parecem aquelas batatas famosas "Ru****". Mas o melhor é que é fruta! E desidratada fica mais doce, então além daquela vontade de mastigar, a gente assassina a vontade de comer doces!!! A gente encontra em lojas de produtos naturais em algumas grandes redes de supermercado.

  • A meta aqui em casa é reeducar todo mundo, então nada de duas refeições diferentes, (imagina correndo e preparando um cardápio meu e um pra marido e filhos?! Claro que algumas coisas eles não precisam fazer como o uso do adoçante, por exemplo, mas as refeições principais, são iguais para todos. Um ajudinha pra mamãe aqui!
  • Outra coisa: Beber muita água!! como esqueço, cheguei à atitude desesperada de baixar o aplicativo "Water Your Body", o melhor para esta função que encontrei pro BlackBerry10. Mas tem muitos outros. Ele calcula, a partir do seu peso, a quantidade de água ideal para você consumir em um dia. O legal é que você também define qual a capacidade do copo que você tem (usa) e ele distribui a quantidade, avisando com o som de água sendo despejada em um copo, que é hora de beber água! Você poe configurar ainda a que horas quer iniciar, e a que horas quer encerrar, todos os dias. Perfeito!!! Tem outras versões de aplicativos com esta funcionalidade para iOSAndroid e Windows Phone. Toda ajuda é válida!
Partindo desta primeira etapa, agora estou tentando cuidar do físico. Em meio à uma rotina mega corrida de trabalho, filhos, casa, ainda não sei como fazer, pra ter este momento... sem contar que o calor aqui do Rio, me deixa mal (eu e a torcida do Flamengo, né?!), só fico mais disposta à noite, mas trabalho normalmente até às 23,h, meia noite... Enfim, passado Janeiro, inicio das aulas, corrida atrás 

de material escolar, etc, entro 'na linha'... 
Espero que tenham gostado das dicas, mas nunca esqueçam que o ideal é o acompanhamento de um Nutricionista, pois este profissional sabe adequar sua alimentação à sua realidade, às suas particularidades, ok?! 
Próximo post desta tag (Saúde & Boa Forma), vamos mergulhar em muitos alimentos que nos ajudam a diminuir a fome,ok?!

Tecnologia do Blogger.