Ano Novo, novas metas... Saúde e Boa Forma!

segunda-feira, janeiro 19, 2015

Hey, divas!!!
Cá estou eu, às voltas com aquelas resoluções de ano novo...mas é aí que eu pego vocês, porque a ação começou no ano passado!!!
Para quem não sabe, sou portadora de endometriose profunda, e depois de batalhar literalmente para viver (contei neste post: aqui), voltei do 'quase' e tenho batalhado pelo controle da endometriose, buscando, claro saúde e qualidade de vida.
Saí do hospital com duas recomendações: comer bastante carne (?!) , fazer exercicios físicos (a natação é o mais aconselhado no meu caso por ser uma atividade completa) e não deixar o peso subir muito, engordar potencializa os sintomas da endometriose. Começa aí, a saga...





Aí você pesquisa e descobre que não pode comer (ou seja melhor, passar longe):
E fica perdida...
Em meio há muitas resoluções, tentativas de medicação, e tratamento, li muito sobre o quanto a alimentação tem um papel essencial no controle/processo de cura. E o primeiro passo então, foi ir à luta, pedindo orientação à uma Nutricionista. A Dra. Márcia solicitou exames laboratoriais para a próxima consulta que será em Fevereiro. E inicialmente, definiu algumas metas, e ajuste na alimentação:
  • Ela me orientou  em relação ao retorno ao peso ideal (preciso eliminar 9 quilos, a meta inicial, e depois quero eliminar mais 5 quilos, pois, 68 kg não é meu peso ideal (tenho 1,74 m), mas é quando eu fico muito bem fisicamente, fico disposta, tudo melhora. É iomportante a gente se conhecer por isso...não quero ficar magéééééérrima, quero me sentir bem, acima de tudo! Enfim, dos 9 quilos a eliminar inicialmente, 4 já se foram entre outubro e novembro, e 2 me deram adeus em dezembro). 
  • No meu caso, era essencial tirar/ diminuir ao máximo o glútem da alimentação, substituí pão por pão integral, biscoito por biscoito integral, e o que for necessário usar farinha, por farinha integral. Claro que me esforçando horrores para comer frutas, pois realmente não sou a pessoa mais fã de frutas no mundo. Já não tinha o hábito de consumir frituras, então isto foi moleza, legumes e verduras também não são dificultosos na alimentação, pois também gosto... 
  • Agora, controlar os horários, (pois seriam 6 refeições, de 3 em 3 horas). Ainda não o faço 100%, mas me esforço... 
  • Eu não posso fazer a última refeição (ceia), por algum motivo a digestão fica lenta e eu fico sem posição para dormir, incomodada. Então opto por chá gelado(com este calor, só assim!) e torrada, ou biscoito integral (cracker) às vezes com requeijão light ou puro mesmo.
  • Também substituímos açúcares: como alguns adoçantes me dão dor de cabeça, fui aconselhada a usar adoçante Stevia ou Sucralose, aaaah duas dicas me conquistaram: 

  1.  A boa e velha Tapioca (claro que a gente deve pegar leve no recheio, preferindo uma ricota temperada com uma pitadinha de sal e orégano, por exemplo...). A Tapioca não contém glútem, não é calórica, substitui o pão branco, e é prática! Na feira já vende o saquinho com ela peneirada, e é super prático o preparo. 
  2. Aqueles pacotinhos de snacks de frutas desidratadas (adoro o de maçãs! Parecem aquelas batatas famosas "Ru****". Mas o melhor é que é fruta! E desidratada fica mais doce, então além daquela vontade de mastigar, a gente assassina a vontade de comer doces!!! A gente encontra em lojas de produtos naturais em algumas grandes redes de supermercado.

  • A meta aqui em casa é reeducar todo mundo, então nada de duas refeições diferentes, (imagina correndo e preparando um cardápio meu e um pra marido e filhos?! Claro que algumas coisas eles não precisam fazer como o uso do adoçante, por exemplo, mas as refeições principais, são iguais para todos. Um ajudinha pra mamãe aqui!
  • Outra coisa: Beber muita água!! como esqueço, cheguei à atitude desesperada de baixar o aplicativo "Water Your Body", o melhor para esta função que encontrei pro BlackBerry10. Mas tem muitos outros. Ele calcula, a partir do seu peso, a quantidade de água ideal para você consumir em um dia. O legal é que você também define qual a capacidade do copo que você tem (usa) e ele distribui a quantidade, avisando com o som de água sendo despejada em um copo, que é hora de beber água! Você poe configurar ainda a que horas quer iniciar, e a que horas quer encerrar, todos os dias. Perfeito!!! Tem outras versões de aplicativos com esta funcionalidade para iOSAndroid e Windows Phone. Toda ajuda é válida!
Partindo desta primeira etapa, agora estou tentando cuidar do físico. Em meio à uma rotina mega corrida de trabalho, filhos, casa, ainda não sei como fazer, pra ter este momento... sem contar que o calor aqui do Rio, me deixa mal (eu e a torcida do Flamengo, né?!), só fico mais disposta à noite, mas trabalho normalmente até às 23,h, meia noite... Enfim, passado Janeiro, inicio das aulas, corrida atrás 

de material escolar, etc, entro 'na linha'... 
Espero que tenham gostado das dicas, mas nunca esqueçam que o ideal é o acompanhamento de um Nutricionista, pois este profissional sabe adequar sua alimentação à sua realidade, às suas particularidades, ok?! 
Próximo post desta tag (Saúde & Boa Forma), vamos mergulhar em muitos alimentos que nos ajudam a diminuir a fome,ok?!

You Might Also Like

24 Comentários

  1. Alessandra essa tal de endometriose é uma coisa que só quem tem sabe o quanto incomoda.
    Eu aguentei até os 50 anos com endometriose, até que chegou num empasse que já não aguentava mais sintomas e complicações.
    Dia 9 de Dezembro de 2013 resolvi fazer uma histerectomia total, hoje um ano depois melhorou muito meus problemas, mas ainda não estou 100% livre dos sintomas.
    Algumas coisas tem me incomodado, e é o peso que não dá para descuidar nunca, final de ano engordei mais de 2 quilos.
    Estou tentando colocar a vida em ordem também, essa história de comer de 3 em 3 horas é muito difícil para mim.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já quis a histerectomia, mas o Dr. Marco Aurélio, e praticamente toda a equipe do HUPE me aconselharam a não fazer, justamente por isso...não é garantia de que as dores, sintomas e etc acabem, só a menopausa mesmo. E conheço quem como vc fez e não foi a solução...
      Boa sorte, creio que Deus tem a solução para tudo isso, façamos a nossa parte, e deixemos Deus no controle, agindo!!! Beijos!!

      Excluir
  2. Meus Deus que barra hein.. eu fico imaginando se fosse comigo, já sou ruim de comer coisas saudáveis sem estar doente nem nada, imagina se tivesse que ser "obrigada" a comer salada, por exemplo, cruzes kkkkkk detesto! Bom, desejo toda sorte do mundo pra você flor e que dê tudo certo nesse seu controle e tals, para que você possa ter sempre uma ótima saúde. Torço por você! Beijão

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda!!!
      Eu acho que tudo coopera pra gente mudar radicalmente...quer ver outra fase mega saudável da minha vida? Gravidez! Foi um "lusho"!

      Excluir
  3. Nossa, que barra!
    Tenho alergia a alguns alimentos e Tapioca está na base da minha alimentação. como todos os dias. :D
    Mas, não resta dúvidas que você é uma guerreira. Parabéns!
    Na minha casa, também é assim, todos se reeducando. No meu caso, não comemos glúten.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu soubesse que a substituição seria tão boa, teria feito antes! Acho que quando a familia entra junto, fica mais fácil! Beijos

      Excluir
  4. Amiga, que batalha hein! Mudar o estilo de vida porque quer é bem diferente quando o médico impõem, né mesmo?! Mas eu costumo dizer que cada dia um passo novo, uma mudança nova, e assim vc chega no ideal. Ninguém muda da noite para o dia, faz até mal, um dia comer pizza e refrigerante, e no dia seguinte dizer que não come nem arroz...
    Tenha força de vontade, e continue com as pesquisas, a gente aprende muito. Aaah... É legal fazer marcação na garrafa d'agua, com horário (cada meia hr, 200ml) , ótimo para não esquecer de tomar. Bjks www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso até que não foi imposto, Wal...eu passei quase três anos depois daquilo tudo percebendo que fiquei bem temporariamente, e vendo tudo voltando, então achei melhor tomar uma atitude, a procura pelos especialistas neste caso, veio a agregar. Aqui tem a pizzaria de domingo à noite (ou aqueles sanduíches deliciosos do Subway, sem excessos, mas não abrimos mão do "Momento da Família"! Estolu como vc comentou, sem neuras, na boa! Obrigada pelas dicas!!!

      Excluir
  5. Olá Alessandra. Eu sempre me digo que mais tem o bem pra dar que o mal para tirar. É quase um mantra que sempre carrego comigo. Já passei por coisas bem difíceis também, e no final aprendi que as mudanças sempre me foram benéficas, mesmo o que as causou não tenha sido. Nesse momento estou passando também por um processo de re-educação alimentar, por questão de saúde e não só perder peso. Claro que a perda de peso é sempre bem vinda, mesmo eu sendo muito bem resolvida comigo e com meus quilinhos a mais. Tem um programa da Bela Gil, que passa no canal GNT, que se chama Bela Cozinha, e ela tem receitas ótimas e deliciosas, vale a pena conferir. Esse programa tem em ajudo muito a fazer minhas comidinhas de maneira que elas fiquem bem apetitosas, sem parecer comida de 'doente'. Um dia de cada vez, e chegamos sempre onde é o melhor para nós.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, ainda não vi o programa da Bela Gil...gosto de algumas dicas da Neca, no Home Health, show! Vou conferir, toda ajuda é importante!!! Obrigada querida!

      Excluir
  6. Oi Alessandra, o controle do peso é fundamental pra nossa saúde e é impressionante como o excesso de peso potencializa tantas doenças. Eu não sabia que ele prejudicava também em caso de endometriose. Outra coisa que me deixa impressionada é como recebemos informações conflitantes dos médicos, né? A ajuda da nutricionista para equilibrar uma boa alimentação de acordo com o que o nosso organismo está necessitando é fundamental. Eu sou louca por tapioca e faço sempre aqui em casa.
    Sucesso aí no seu processo de perda dos 9 kg e do controle da endometriose.
    Beijos
    Chris
    Http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chris!!! Agora só faltam 5 kg!!!!
      Beijos!!

      Excluir
  7. Que momento dificil! A muito anos eu procuro fazer so comida saudável, p mim foi fácil por que não sou fan de dolces e nem refrigerantes.Eu tenho dúvidas do adoçante, nunca usei... Boa sorte nessa caminhada, torço por você!! beijos

    www.gattavaidosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Zilma...eu tb já tinha alguns hábitos como não comer frituras, me encher de doces, não bebo, nem fumo, então, foi 'meio caminho andado'...
      Bjinhoo

      Excluir
  8. Alessandra primeiro quero parabenizá la pela sua restauração na saúde, sua luta pela vida e o encontro com Deus na sua vida. E pelas dicas que sim serão muito úteis na minha busca por uma vida saudável e novo estilo de vida.

    BJSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Kika...acho que o que é bom, a gente não deve guardar só pra gente! Beijonhooo

      Excluir
  9. Passou por uma barra, mas vai melhorar! A reeducação vai te ajudar muito!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  10. Nossa amiga..
    Espero que de certo e você chegue ao seu peso ideal..
    Força na peruca hehe
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Oi Alê!!
    Nossa que bom que você está conseguindo alcançar suas metas. Fiquei maravilhada com sua força de vontade e com sua luta diária. Sou ma~e também, trabalho fora e sei que muitas vezes é difícil conciliar isso tudo com um tempinho para nós. Entre minhas metas para esse ano tem academia. Cuidar mais da minha saúde mais ainda não conseguir adequar meus horários.
    Mas vou conseguir.

    Adorei seu post.
    Beijo Grande

    ResponderExcluir
  12. Olá Alessandra!
    Adorei seu post, super completo e informativo! Tenho certeza que vc vai ajudar e incentivar muitas pessoas!
    bjos!

    ResponderExcluir
  13. Ale com foco você, acho que a maior dificuldade é a reeducação alimentar , assim como você preciso eliminar alguns quilos e fico adiando. Estou na torcida por você e acompanhando sua evolução. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Vai dar tudo certo, siga as orientações medicas e boa sorte para vc, logo teremos boas noticias, não entendo muito sobre endometriose , mas deve ser mesmo complicado ,mas com força tudo dá certo, vá nos mandando noticias!! bjs

    ResponderExcluir

❤ Gratidão por sua visita ao Alessandrices!

❤ Seu comentário é muito importante,e as críticas construtivas são muito bem vindas desde que feitas com educação. Sua pergunta é respondida posteriormente, então volte depois para conferir a resposta, ok?

❤ Aaaahhhh! Caso queira deixar o link do seu blog no comentário, use o código abaixo (sem espaços) , substituindo onde requer as informações do seu blog, assim ao clicarmos no nome do seu blog em seu comentário, já somos imediatamente direcionados a ele, para uma visitinha!

< a h r e f = " LINK DO SEU BLOG " > NOME DO SEU BLOG < / a >

Instagram

recent posts

Send Quick Message

Nome

E-mail *

Mensagem *

Disclaimer

As postagens contidas nesse blog destinam-se exclusivamente a aqueles que possuam interesse sobre os assuntos aqui abordados. Os mesmos não possuem qualquer rigor científico. Para mais informações referentes aos assuntos aqui explanados, se faz necessário busca-las junto a profissionais nas áreas abordadas. A autora não se responsabiliza por uso de produtos e/ou lojas abordados em suas postagens, ficando isenta de quaisquer consequências provenientes de tais ações. Todo o conteúdo veiculado nesse site é de propriedade exclusiva da autora. Qualquer informação replicada deve possuir referência a sua fonte.