Saúde das Unhas - Receitas Caseiras #1

sexta-feira, março 06, 2015

Hey, divas!!!
Corpo...pele, cabelos, unhas bem tratadas demonstram amor-próprio. 
Hoje, trouxe algumas dicas para  cuidar das unhas. Nas minhas postagens sobre esmaltes, alguém sempre comenta que tem dificuldades em deixar as unhas crescerem... Decidi então trazer algumas dicas, e algumas receitinhas que eu também uso. 
E você pode cuidar pessoalmente das suas unhas... cuide delas em casa mesmo!
Uma das coisas mais importantes que constatei, foi que, para ter unhas saudáveis, o certo é começar pelo prato. "Comer com equilíbrio é fundamental, porque a falta de nutrientes pode deixar as unhas quebradiças". Um dos primeiros indícios de que algo não ia bem comigo quando adoeci, foi a integridade das unhas, quebravam, descamavam do nada...Estar atenta ao nosso corpo e aos sinais também é uma forma de se cuidar. Vamos às dicas?!


1. Cuide da alimentação:Inclua no prato carnes, leite e derivados, alimentos que fortalecem as unhas. Prefira uma alimentação natural e saudável sempre.

2. Evite umidade:Após o banho, enxugue bem as mãos e os pés, prevenindo o aparecimento de micoses.
3. Não tire toda a cutícula:Não retire as cutículas profundamente, pois as cutículas agem como uma proteção contra a entrada de fungos e bactérias.Ao invés disso, use creme amolecedor/hidratante para cutículas, cera, ou azeite, e opte por empurrá-las, ao invés de usar o alicate. Em breve, poste com tutorial para vocês, pois eu aderi à prática.
4. Tenha seu material:Alicate, lixa, palito e tesoura não devem ser compartilhados. Vai à manicura? Leve o seu material.
5. Evite o ressecamento:Use hidratantes à base de ureia, lactato de amônio, d-pantenol e silicone. Outra dica preciosa é o Azeite de OlivaAplique azeite de oliva morno em suas unhas e faça massagens, o azeite de oliva é maravilhoso para hidratar as cutículas e fortalecer as unhas.
6. Use luvas nas tarefas domésticas:Quando for utilizar produtos químicos de limpeza, utilize sempre luvas de borracha para proteger tanto as unhas quantos as mãos do ressecamento. Produtos de limpeza acabam com as unhas - um par de luvas de borracha resolve isso. 
7. Corte em formato quadrado: Cortando-as e lixando-as retas e quadradas, você evita o encravamento. (Postei um passo-a-passo, de como fazer lá no meu Instagram, mesma tag aqui do blog: #unhasdiva). Minhas unhas já tem este formato naturalmente, já experimentei 'arredondar', quebraram com facilidade. E tenho amigas que aderiram ao formato quadrado, e passaram não quebrar unhas com frequência.

8. Use escova para retirar sujeiras: Ao lavar as mãos, escove debaixo das unhas. Evite o uso de palitos, eles podem machucar a região.
9. Não use as unhas como ferramentas: Elas não foram feitas para descascar fitas autocolantes, raspar rótulos de latas ou soltar parafusos. Para isso, há ferramentas específicas...vale tudo, até chamar marido e/ou filhos pra um 'help' na hora de abrir as latas e atum, por exemplo...aquele lacre 'abre fácil' é pegadinha! ;)
10. Não roer é o ideal: Não desconte sua ansiedade nas unhas, esse hábito favorece infecções. Dica: Mantenha as unhas pintadas, e quando sentir vontade de roer, descasque o esmalte. Lance mão de soluções para unhas roídas, são de grande ajuda, e tem de diversas marcas, baratinhas ou mais caras, importadas, tem para todas!
11. Previna-se de alergias: Em geral, esmaltes não causam danos às unhas. Mas fique atenta a sintomas como inchaço e dores. Pode ser alergia. Existem no mercado marcas 3Free, 7Free, alguns esmaltes que mostrei aqui no blog. Independente de alergia , pela saúde das unhas dou preferencia a eles.
12. Leve lixa na bolsa:No caso de quebra, o melhor a fazer é lixar.
13 - Folga para as unhas: Quando for retirar o esmalte antigo das unhas, remova o esmalte e deixe as unhas "respirarem" por pelo menos 24 horas sem esmalte nenhum, antes de aplicar outro esmalte. Não deixe as unhas com o mesmo esmalte por muito tempo, deixe no máximo por uma semana. Mais do que isso vai deixar suas unhas enfraquecidas e quebradiças.
14 - Sem acetona: Troque a acetona, pelos removedores de esmaltes a base de óleos. A acetona, causa um ressecamento nas unhas.
15. Pare de fumar agora... O cigarro é prejudicial (de fato, e não só para as unhas...). E ainda deixa as unhas amareladas...

Vamos à receitas?!

O cravo da índia ajuda a fortalecer as unhas pois ele possui óleos essenciais que tem poderes anti-inflamatório, anti-fúngico e anti-parasitário .

RECEITA #1 - Base com cravo da índia para crescimento e fortalecimento das unhas
Ingredientes :
- 1 vidro de base para unhas, incolor;
- 5 cravos da índia;
Preparo:
1- Acrescente os cravos da índia dentro da base. (Eu amasso-os um pouco com o cabo da colher de pau);
2- Feche bem o vidro e deixe em repouso por 7 dias, para que o cravo libere na base, o óleo essencial que ajuda a fortalecer as unhas.
3- Depois deste tempo de pausa, sua base fortalecedora caseira, está pronta e você pode usá-la normalmente como uma base normal.
4- Utilize esta base até sentir que suas unhas ficaram mais fortes e resistentes.
* Tenho visto muitas receitas em que a esta mistura acrescentam alho.
No entanto, alguns especialistas discordam, dizendo que o alho não fortalece,
 nem acelera o crescimento das unhas, ou seja, é mito...então fica à critério.

RECEITA #2 - Azeite, sal e Limão para endurecer unhas que partem com facilidade

Para endurecer as unhas que partem com facilidade, e de quebra ajudá-las a ficarem mais fortes, faça um banho de imersão para fortificá-las.
- Para isso faça o seguinte, num recipiente plástico, coloque água quente (temperatura quente suportável, agradável, nada de excessivamente quente!) com um 01 colher de chá de azeite e sumo de 1/2 limão.Basta mergulhar as suas mãos nesta mistura durante meia hora e secá-las bem.
O ideal é fazer este procedimento uma vez por semana, as suas unhas vão ficar fortificadas e já não vão partir com tanta facilidade.
- Você pode também cortar 01 limão às rodelas e esfregar as unhas de manhã e à noite. Renovar sempre que necessite a aplicação até ficar resolvido.
* Esta solução é indicada também para clarear as unhas.
- Outra dica é colocar num recipiente 2 copos de água quente com 2 colheres de chá de sal e deixá-lo derreter. Mergulhar a ponta dos dedos na mistura durante 10 minutos e depois de bem seco aplicar a base que você usa normalmente. 

RECEITA #3 - Vinagre para fortalecer e clarear as unhas

Para fortalecer as unhas e ao mesmo tempo evitar que permaneçam amarelas e quebradiças, experimente um remédio natural, usando uma taça com vinagre branco, onde deverá mergulhar as unhas durante 30 minutos. De seguida lave as mãos com água morna e sabonete neutro. O vinagre é excelente para fortificar as unhas e luta também contra as unhas amareladas, provocado muitas vezes pelo uso regular de acetona.

Próximo post, Saúde das Unhas, receitas naturais para ajudar no Crescimento das suas unhas!
Espero que gostem!!!
Excelente final de semanas, lindonas!!!







You Might Also Like

7 Comentários

  1. Amei as diquinhas!!!
    Muito boas!!!
    Certamente vou guardá-las para usar com mais frequência!!!
    bjks
    #ClickFB
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2015/03/esmaltes-flavia-alessandra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encorporei à vida, Shirley hahahahhahha Beijos!!

      Excluir
  2. Oi lindona.... acho que das suas dicas, as duas mais complicadas são: 09 e 14.... a 09 porque o extrator de grampos sempre some, então, elas ajudam muito nisso kkkkkkkkk e a 14, como posso abandonar minha acetona cruzeiro??? Não vivo sem!! kkkkkkkkkk No mais eu até que estou comportada!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, Elaine! O bendito do extrator de grampos, não é que vc lembrou dele! kkkkkk Eu uso a tampa da Bic, fica a dica kkkkkkkkkkkkkkk
      Conheço esta "Cruzeiro' não...a queridinha aqui no Rio desde o tempo da minha avó, é a 'Musa' kkkkkkkkkk, mas eu uso removedor agora...to cuidadosa benhê!!!
      Beijo

      Excluir
  3. Adorei as dicas, antes eu usava acetona para retirar os esmaltes das unhas, depois que eu conheci o mundo dos blogs aprendi que a acetona resseca as unhas. agora parei de usar e minhas unhas estão quebrando menos. Beiijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido né Renata, às vezes a gente não lvea muita fé no que lê, mas testa, descobre que é bom, não larga mais!!! Aprendi muitas coisas nos blogs da vida! Beijos!!

      Excluir

❤ Gratidão por sua visita ao Alessandrices!

❤ Seu comentário é muito importante,e as críticas construtivas são muito bem vindas desde que feitas com educação. Sua pergunta é respondida posteriormente, então volte depois para conferir a resposta, ok?

❤ Aaaahhhh! Caso queira deixar o link do seu blog no comentário, use o código abaixo (sem espaços) , substituindo onde requer as informações do seu blog, assim ao clicarmos no nome do seu blog em seu comentário, já somos imediatamente direcionados a ele, para uma visitinha!

< a h r e f = " LINK DO SEU BLOG " > NOME DO SEU BLOG < / a >

Instagram

recent posts

Send Quick Message

Nome

E-mail *

Mensagem *

Disclaimer

As postagens contidas nesse blog destinam-se exclusivamente a aqueles que possuam interesse sobre os assuntos aqui abordados. Os mesmos não possuem qualquer rigor científico. Para mais informações referentes aos assuntos aqui explanados, se faz necessário busca-las junto a profissionais nas áreas abordadas. A autora não se responsabiliza por uso de produtos e/ou lojas abordados em suas postagens, ficando isenta de quaisquer consequências provenientes de tais ações. Todo o conteúdo veiculado nesse site é de propriedade exclusiva da autora. Qualquer informação replicada deve possuir referência a sua fonte.