Receita: Torta Suflê de Couve-Flor

Hey, divas!!!
Quem não gosta de agregar praticidade e sabor aos pratos que prepara para a família, sem abrir mão de ingredientes saudáveis?!
Quem tem crianças em casa, sabe o quanto é difícil fazê-los optar por alimentos saudáveis. Meu filho mais velho, era um bebê que comia de tudo: todos os legumes, frutas, verduras...veio a escola e ele foi seduzido pelas delícias do 'lanchinho' da hora do recreio. Depois eu fiquei muito doente, e meio que perdi o controle da alimentação, ele enveredou por frituras, doces, biscoito recheado...e começou a 'detestar' legumes e verduras. Enfim, resumindo, depois da minha recuperação, voltei ao plano "A", e comecei a saga em torno da recuperação do controle e volta às boas com alimentos saudáveis... Claro que não radicalizei! A meta é ter pratos rápidos e saborosos, com legumes, verduras e frutas...

Meu filho fez as pazes com as saladas (legumes, verduras, grão de bico, etc) e cada vez mais se propõe a provar, experimentar novas opções contendo estes alimentos! Comemorando aqui a aprovação do biscoito e do pão integral, por ele,  inclusive!
Feito isso, agora o 'patinho feio ' é o caçula', porque a moda na escola é 'detestar' legumes e verduras, só pode ser!!! Ele ao menos ama frutas...

Esta  Torta Suflê de Couve-Flor é um acompanhamento bem levinho, bacana para uma dieta saborosa. Combina bem com grelhados e dá para trocar a couve-flor pelo legume que você quiser (eu já fiz com Brócolis e com Abobrinha Verde, aprovadíssimo!). 

Vamos ao preparo?

  •  2 xícaras de couve-flor :pique em pedaços pequenos, lave, refogue em alho, cebola e um fio de azeite e reserve. Se preferir, apenas cozinhe (no vapor ou na água).


Em seguida,  faça uma massinha mole (tipo de panqueca) misturando:

  •  2 ovos levemente batidos (use garfo ou batedor de arame);
  •  2 colheres de sopa de leite;
  •  3 colheres de sopa de creme de leite (ou se preferir. creme de ricota);
  •  2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  •  2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  •  2 colheres de sopa de parmesão ralado;
  •  1/2 envelope de caldo de legumes ou galinha em pó (eu não uso. Na receita original, esta opção fazia parte da receita porque a couve-flor era apenas cozida, não refogada como eu prefiro fazer);
  •  1 colherinha (café) rasa de fermento em pó;
  •  sal e pimenta à gosto ou os temperinhos que você quiser.


* Misture tudo e por fim junte a couve-flor. Unte um refratário com azeite, despeje a mistura, salpique parmesão ralado e leve ao forno em temperatura média.



Eu pré-aqueci o forno em 200°, por 5 minutos, em seguida coloquei no forno, levou 25 minutos. O Ideal é ficar deolho porque esse tempo pode variar muito, de forno para forno. Fique atenta à coloração, quando estiver dourada por cima está no ponto, notem que este não dourou muito por cima, pois aumentei a temperatura, e fiquei com medo de queimar... Mas em outras ocasioes, ficou douradinho. A gente ajusta 'ao nosso forno'. 
Espero que gostem, aqui, é sucesso!!

Tecnologia do Blogger.