Especial: Tudo Sobre Esmaltes

sexta-feira, novembro 06, 2015

Hey, divas!!!
Todo mundo sabe que sou apaixonada por esmaltes, e que, grande parte dos posts aqui no blog são dedicados a estes lindos vidrinhos. No post de hoje, vou apresentar melhor este ilustre do mundo das mulheres para vocês.

Os esmaltes tiveram sua origem há milhares de anos. As mulheres egípcias que já aplicavam em suas unhas uma tinta de henna preta. Nesta época, já havia a diferença das classes sociais e as cores mais vibrantes destas tintas eram usadas apenas pelas mulheres da família real. 
Não havia muita tecnologia, logo os cuidados eram manter as unhas curtas e perfumadas com óleo. 
No século XX, os esmaltes começaram a aparecer timidamente, através de fórmulas que não duravam muito tempo nas unhas. E foi em 1925, durante um estudo de desenvolvimento de tintas para carros, que se descobriram soluções parecidas com o esmalte de hoje.
Quer saber mais? 
Então continue lendo!!!
Em 1930, os esmaltes já eram muito populares e ganhavam espaço nas mãos e pés das mulheres, principalmente de grandes estrelas de Hollywood. Com esse crescimento, os irmãos Charles e Joseph Revlon inventaram um novo esmalte que era mais brilhante e em várias cores.
A partir disso, as fórmulas dos esmaltes foram sendo aprimoradas e foram surgindo mais empresas que investiram e ainda investem muito em tecnologia para criar sempre novidades, mais cores, efeitos especiais e acessórios para unhas.
Nas fórmulas dos esmaltes encontramos resinas que garantem brilho e aderência à superfície da unha, solventes que resultam em uma aplicação uniforme, plastificantes que ajudam a manter o esmalte intacto sem rachar os pigmentos que dão cor aos esmaltes, entre outras substâncias.

Os Tipos de Esmaltes

São muitos os tipos de esmaltes existentes, milhares de cores e acabamentos que permitem criar e abusar da criatividade na hora de pintar as unhas.
Inicialmente, os existentes e populares eram:
  • Cremoso: é um esmalte bem popular que não contém brilho algum, disponível em várias tonalidades.
  • Cintilante: normalmente utilizado após o esmalte cremoso para dar um acabamento brilhante nas unhas.
  • Transparentes: como o próprio nome diz, são esmaltes transparentes que não cobre as unhas,  indicados para fazer acabamentos com faixas ou degradês.
  • Perolados: é uma variação do esmalte cintilante que lembra pérolas.

Entretando, os aprimoramenteos foram feitos e surgiram muitos outros tipos:
  • Hipoalergênicos: esmaltes fabricados especialmente a minimizar possíveis alergias, não contém as 3 substâncias que mais causam alergia: Tolueno, Formaldeído e DPB.
  • Glitter: são esmaltes que possuem pequenas partículas que brilham bastante.
  • Metálico: encontrados nas tonalidades de ouro, prata e cobre, esses esmaltes deixam as unhas com aspecto de metal.
  • Jelly: bem parecido com o cremoso, o que difere é que em sua finalização fica um aspecto parecido com gelatina.
  • Fosco: é um esmalte sem brilho algum que seca super rápido.
  • Furta Cor: o esmalte furta cor permite que você veja cores diferentes dependendo do ângulo que você estiver olhando as unhas.
  • Craquelado: esse esmalte dá um efeito de unhas rachadas.
  • Holográfico: esmaltes que variam a cor de acordo com a posição das unhas na luminosidade.
  • 3D: é um esmalte com glitter, porém com várias cores misturadas que dá o efeito 3D.
  • Magnético: ao aproximar um imã das unhas, poderá ver diversos tipos de desenhos.
  • Neon: são esmaltes de cores muito brilhantes.
  • Foil: é um esmalte que tem a mistura do glitter com a cor metálica.
  • Glass Flecked: super brilhante, este esmalte contém minúsculas partículas de vidros misturadas em uma base jelly. Em tradução livre é “vidro moído”, diferente do shimmer que é beeem fininho e fica bem mesclado com a cor do esmalte, os glass flecks são feitos para aparecer. Olhando de perto as unhas você nota “pedacinhos”, geralmente clarinhos, como se fossem transparentes e com alguns brilhinhos. Ele pode ter diversas cores e algumas variações de tamanho, também costumam ficar lisinhos nas unhas, sem nenhuma aspereza.
  • High Gloss: é um esmalte que dá um acabamento brilhante, sem ser cintilante.

* Imagens do post retiradas do Google.

Espero que tenham curtido o post! Quem não é muito familiarizado com o mundo esmaltístico, não pode negar uma coisa: é bem complexo, não?!
Até a próxima, divas!

You Might Also Like

5 Comentários

  1. Eu gosto do Neon e do cremoso.
    Minha unha é muito curta, se eu colocar cintilante parece q a unha fica menor. Sei lá.

    Beijos

    Mari do Like a make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal Ale!
    Eu nunca antes tinha visto um post tão bem explicado sobre esmaltes. Achei bem interessante o fato de a técnica de pigmentação das unhas serem utilizadas desde os tempos do Egito antigo. adorei as imagens que você selecionou para o post também. A descrição dos diversos tipos de esmalte está um capricho!
    Parabéns

    http://booksimaginary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Alessandra, sou apaixonada por esmaltes, mas eu não sabia nada sobre a origem dos esmaltes eu nunca parei para pensar nisso. Falando serio com tantos esmaltes lindos que existem eu fico até boba de ver. Adorei você ter compartilhado beijos

    www.blogdicasereviews.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Alê gostei muito de conhecer e saber sobre a historia
    do esmalte nunca soube e fiquei bem interessada,
    fiquei encantada com tamanhas informações
    e explicações.
    Parabéns pelo belo post
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ual!!! Nem sabia que havia tanta denominação assim!!! O.o
    Amooo os cremosos, foscos, Glass Flecked (nem sabia que tinha este nome) hehehe e craquelados. :D
    Amei as cores que postou como exemplo. Divino p azul do craquelado.
    Acho bacana estas explicações, eu mesma não imaginava que havia tantas opções, bom saber. bjks <3

    ResponderExcluir

❤ Gratidão por sua visita ao Alessandrices!

❤ Seu comentário é muito importante,e as críticas construtivas são muito bem vindas desde que feitas com educação. Sua pergunta é respondida posteriormente, então volte depois para conferir a resposta, ok?

❤ Aaaahhhh! Caso queira deixar o link do seu blog no comentário, use o código abaixo (sem espaços) , substituindo onde requer as informações do seu blog, assim ao clicarmos no nome do seu blog em seu comentário, já somos imediatamente direcionados a ele, para uma visitinha!

< a h r e f = " LINK DO SEU BLOG " > NOME DO SEU BLOG < / a >

Instagram

recent posts

Send Quick Message

Nome

E-mail *

Mensagem *

Disclaimer

As postagens contidas nesse blog destinam-se exclusivamente a aqueles que possuam interesse sobre os assuntos aqui abordados. Os mesmos não possuem qualquer rigor científico. Para mais informações referentes aos assuntos aqui explanados, se faz necessário busca-las junto a profissionais nas áreas abordadas. A autora não se responsabiliza por uso de produtos e/ou lojas abordados em suas postagens, ficando isenta de quaisquer consequências provenientes de tais ações. Todo o conteúdo veiculado nesse site é de propriedade exclusiva da autora. Qualquer informação replicada deve possuir referência a sua fonte.