Tudo o que a canela pode fazer por você, e você não sabia!



Hey, divas!!
No post de hoje conto um pouquinho sobre a canela, uma especiaria, pela qual sou completamente apaixonada! 
A canela é obtida da parte interna da casca do tronco. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate, sobremesas e licores. Na medicina, empregada como os óleos destilados, é conhecida por 'curar' resfriados. O sabor e aroma intensos, e inconfundíveis, vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído. Vamos conhecer melhor?

A canela é conhecida desde da antiguidade e foi tão valorizada que era considerada um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários.
É mencionada em Êxodo 30:23, quando Deus ordenou a Moisés o uso da canela doce/salgada (em hebraico: קִנָּמוֹן qinnāmôn) e cássia, e em Provébios 7:17-18, quando o leito nupcial é perfumado com mirra, aloe vera e canela. Também se encontra mencionada por Heródoto e outros escritores clássicos.
No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses (Nota da 'tia' Alessandra: lembram que eles chegaram aqui no Brasil, tentando chegar às 'Indias', atrás de suas especiarias?) . 
Os comerciantes portugueses traziam a canela diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro. As margens da ilha estão repletas dessa planta, relatou um capitão holandês, e é a melhor de todo o oriente: quando uma pessoa está no litoral, pode-se sentir o aroma a oito léguas de distância.



BENEFICIOS E USOS DA CANELA

1) Melhora a concentração: O cheiro de canela estimula a função cognitiva e memória. Leve pedaços de canela contigo para ficar focado no trabalho ou na escola!

2) Perda de peso: uma pesquisa do Centro de Nutrição Humana na Tufts relata que canela triplica a capacidade da insulina para metabolizar o açúcar no sangue – o tempero pode, assim, reduzir a fome e o desejo de açúcar, o que leva à perda de peso.

3) Conservante de alimentos: adicione canela às receitas para ajudar a prevenir a deterioração dos alimentos, retardando o crescimento bacteriano.

4) Analgésico: contribui para o relaxamento dos músculos

5) Reduz o colesterol: 1 colher de chá por dia ajuda a reduzir triglicérides, e LDL (mau colesterol). O mesmo estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos também observou a redução dos níveis de triglicérides, diminuição que variou de 23 a 30%, após 40 dias consumindo a canela. Os altos níveis de triglicérides aumentam os riscos de desenvolver diabetes e doenças coronarianas.
Assim como no caso do colesterol, os especialistas também afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a canela de fato contribui para a redução dos níveis de triglicérides.

6) Repelente de traças: quebre alguns paus de canela e combine com 1/2 xícara de cravos e 1/2 xícara de pimenta preta. Preencha sachês com 1 colher de sopa da mistura e coloque-os nos armários para afastar as traças!

7) Tratamento de diabetes: um estudo da Beltsville Human Nutrition Research Center com pacientes diabéticos, a quem foram dados um quarto de uma colher de chá de canela durante 40 dias, observou-se que os níveis de açúcar no sangue dos pacientes caiu 30%. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos observou que a canela contribuiu para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura, o que ajuda na prevenção do diabetes tipo 2 e também de doenças cardiovasculares. A especiaria conta com o polifenol MHCP que melhora a ação da insulina nas células, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue. Assim, a canela é uma grande aliada no controle do diabetes tipo 2.

8) Melhora circulação / anticoagulante: a canela é utilizada para ‘diluir’ o sangue, o que por sua vez aumenta a circulação por todo o corpo.

9) Reduz dor causada pela artrite: num estudo de 2008 publicado na revista, Bioorganic e Medicinal Chemistry, os pesquisadores descobriram que a canela abrandou a quebra de ossos e, finalmente, reduziu dano ósseo.Em um estudo da Universidade de Copenhague, os pacientes que receberam meia colher de chá de canela em pó combinado com uma colher de sopa de mel todas as manhãs antes do café teve um alívio significativo na dor da artrite após uma semana e pode caminhar sem dor dentro de um mês. 

10) Reduz acne a manchas na pele: devido às suas qualidades anti-fúngicos e anti-bacteriana, bem como o seu poder antioxidante, a canela é eficaz no tratamento de acne e manchas da pele. Misture 1 colher de chá de canela em pó com 3 colheres de sopa de mel, aplique sobre a pele, e deixe a mistura descansar por algumas horas ou durante a noite. Lavar com água morna.

11) Purificador da boca: dado o seu aroma fresco e perfumado, a canela é comumente usado para combater o mau hálito. Você pode mastigar pequenos pedaços de casca de canela ou fazer gargarejo de canela com água.

12) Evita infecção do trato urinário e infecções da bexiga devido às funções anti-bacteriana e anti-fúngica. A canela é também diurética.

13) Ajuda a quebrar as gorduras durante a digestão: o tempero contém óleo volátil, que ajuda neste processo.

14) Tratamento de picada de inseto: uma mistura de canela e mel aplicada a uma irritação da pele vai ajudar a aliviar a dor e coceira. A dupla vai desinfetar e hidratar a área infectada.

15) Apaziguador da gripe: canela é comumente usada, juntamente com o gengibre, em partes da Ásia Oriental e Europa para tratar um resfriado ou gripe.

16) Ajuda a melhorar transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;

17) Combate as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;

18) Diminui a fadiga e melhora o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress;

Quantidade recomendada de canela
Boa parte das pesquisas realizadas com canela foram com uma quantidade que variou entre 1 e 6 gramas, o equivalente a meia ou até uma colher de chá, ao dia. Como estes valores mudam muito, é interessante consultar um médico ou nutricionista sobre a melhor porção do alimento para cada pessoa.
Riscos do consumo em excesso
Em pessoas saudáveis o consumo em excesso da canela, além dos seis gramas máximos recomendados, pode levar a intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera e alergias.

Nossa, o post ficou enorme!!
Para encerrar, deixo para vocês uma receita de sucesso aqui em casa. Entre as mais marcantes recordações do meu filho, estão os 'BISCOITINNHOS AMANTEIGADOS DE CANELA'. Sempre no Natal eu fazia com aquelas forminhas com motivos natalinos. A primeira vez que mudei o formato dos biscoitinhos, foi a pedido dele,  para ele deixar para o 'Papai Noel' que passaria cansado e com fome, pois visitava muitas casas a noite toda (toda aquela fantasia dos filmes e desenhos natalinos). 


Acho lindo ter marcado a infância dele assim, Ele sempre lembra, eu sempre me alegro, tão bom criar memórias! Eis a receita:

'BISCOITINNHOS AMANTEIGADOS DE CANELA'


INGREDIENTES:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 300 g de margarina
- 3 colheres (sopa) de canela
- 1 colher (sopa) de leite

PREPARO:

- Junte todos os ingredientes em um recipiente e mexa com as mãos até dar o ponto (massa uniforme, leve / a massa está no ponto quando desgrudar das mãos e dê para modelar)
- Faça bolinhas e distribua em uma forma, achate-as com cuidado com um garfo> (Ou abra com a ajuda de um rolinho e corte com forminhas para biscoitos)
- Asse a 180° por 15 minutos, ou até que os biscoitos estejam levemente dourados por baixo.
- Não precisa untar a forma pois eles não grudam.



Depois é saborear e receber elogios!!
Espero que gostem ♥

Créditos: []  []  []
Imagens: Google



8 comentários:

  1. ai que legal..eu amo canela.... e a receita eu vou fazer esses biscoitinhos para criançada deve ficar muito bom....

    ResponderExcluir
  2. Ameeeei!
    Nã sabia desses benefícios. Que legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que a canela tinha tantos benefícios para a saúde, sempre uso ela quando faço rabanadas, mingau, amei a receita dos biscoitinhos vou anotar, Alessandra bjs.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia das propriedades da canela, agora começarei a olhar para ela com outros olhos.

    ResponderExcluir
  5. OLá querida, eu amo canela... principalmente nesse frio pois ela aquece, eu já sabia de alguns beneficios, que maravilha né? Gostei do post super explicadinho. Bjos, até mais!

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana, não sabia que a canela tinha tantas funções assim ! Parabéns pelo post.

    Beijos
    Bárbara Valery

    ResponderExcluir
  7. Alê, eu amo canela!!! O chiclete que não falta na bolsa é qual??? O de canela!!! kkkk
    Alguns benefícios eu conhecia, mas a maioria deles foi novidade a bichinha é porreta heim???
    Mulher, esse biscoitinho está anotado!!! Deve ficar muito bom!!!
    bjks
    #ClickFb
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2016/06/dragonglass-penelope-luz.html

    ResponderExcluir
  8. Uso e Adoro canela,o cheiro é uma delicia mesmo.Lendo o post descobri mais coisinhas sobre ela,olha o tanto de benefícios né?nem tudo ai eu sabia, o biscoito me deixou com água na boca! já vou copiar a receita com certeza amiga,beijo.

    ResponderExcluir

❤ Gratidão por sua visita ao Alessandrices!

❤ Seu comentário é muito importante,e as críticas construtivas são muito bem vindas desde que feitas com educação. Sua pergunta é respondida posteriormente, então volte depois para conferir a resposta, ok?

❤ Aaaahhhh! Caso queira deixar o link do seu blog no comentário, use o código abaixo (sem espaços) , substituindo onde requer as informações do seu blog, assim ao clicarmos no nome do seu blog em seu comentário, já somos imediatamente direcionados a ele, para uma visitinha!

< a h r e f = " LINK DO SEU BLOG " > NOME DO SEU BLOG < / a >

Tecnologia do Blogger.