Organização: BULLET JOURNAL , o diário mais fofo do mundo!

Hey, todo mundo!!!!
Já postei em vários posts, citando um pouco da minha fixação por listinhas e de como eu acredito firmemente no poder que escrever para visualizar suas metas, tem no processo de realização.
Sempre tive o habito de organizar as coisas da vida em agendas, ou planners .
Em momentos em que me vejo com excesso de coisas a oranizar/fazer em um único dia, recorro as minhas listas...as elaboro por prioridade, organizando de forma que tudo se encaixe e ue não surte. Mais ou menos como organizo mentalmente meu dia, após acordar e orar, há mais ou menos um preparo para começar a 'tocar a vida', que nos dá meta e ferramentas para organizar as tarefas e compromissos (dica da Psicóloga quando tive estresse pós traumático e síndrome do pânico, me livrei de tudo isso, mas vez ou outra fazia ataques de ansiedade)
Nos últimos meses ,  revirando pela internet procurando sobre dicas de organização ( eu amo ler e pesquisar sobre isso!) me deparei com um método MUITO interessante e curioso que ate então nunca tinha ouvido falar ...
É claro que saí pesquisando mais e mais, porque eu sou dessas... E claro que fiz um post pois pretendo começar o meu, substituindo o planner que uso há 3 anos...

Este metodo foi criado pelo americano (sim, um homem ! Que incrível!) Ryder Carrol,um designer que desenvolveu seu próprio jeito de se organizar através de .....listas ! ( Nesta hora meu coração disparou!serio! rss )Ele percebeu que tanto ele , quanto seus colegas de trabalho tinham o costume de se planejar e traças planos escrevendo em cadernos ...  Então , resolveu criar um sistema de organização onde fosse possível ter tudo registrado em apenas UM lugar . Sem ser preciso ter um caderninho pra cada coisa, ou vários post-its perdidos pela mesa de trabalho. Tem um vídeo muito legal que explica bem resumidamente como o Bullet Journal funciona :
*Dica: Configure a exibição de leganda com tradução automática para o Português.
Quer entender melhor? Mais vídeos: Inventário da Sobrevivência | Maria Lowen | Isabelle Felício | Querido Click

O que é um bullet journal?


Um bullet jornal nada mais é do que um caderno que você usa fazer uma coisa chamada rapid logging, ou seja, anotar rapidamente as suas tarefas do dia. O objetivo é tornar as suas listas de afazeres em uma coisa prática e fácil. Quanto mais esforço você coloca, mais parece ser uma obrigação e você logo desanima.

Com um bullet jornal você tem uma forma rápida e organizada de anotar tudo o que você precisa fazer e tem ainda um sistema que te ajuda a manter a sua agenda em ordem.

Como funciona?

Toda página do seu caderninho tem um título (por exemplo, 23 de Setembro) em cima e um número indicando que página é aquela (página 1, 2, 3, 20, 40, etc) no canto inferior. Isso serve para que você identifique de forma rápida o que você precisa olhar naquele momento (se é um dia específico ou uma página X que tem um conteúdo Y).

Além disso, você tem os bullets, que são os símbolos usados para identificar cada uma das anotações que você vai fazer no caderno. Eu criei um sistema que melhor se adaptava às minhas necessidades, mas, o criador do sistema, Ryder Carroll, tem um sistema universal que você pode usar:

Uma bolinha (‘•’): é uma tarefa. Serve para qualquer coisa que você tenha que fazer, como ‘buscar roupas na lavanderia’, ‘terminar a matéria sobre beleza’, ‘ir ao mercado’
Um ‘X’: significa que aquela tarefa foi terminada.
Um sinal de maior que (‘>’): significa que a tarefa migrou para outra data
Um sinal de menor que (‘<’): significa que aquela tarefa ganhou um dia e horário novos
Um círculo (‘○’): indica um evento. Algo como ‘festa da Ana’, ‘jantar com o Rodrigo’, etc.
Um tracinho (‘-‘): sinaliza uma nota. São ideias, pensamentos observações… O que você quiser anotar, mas que não seja um evento ou uma tarefa. Esses são os símbolos básicos de identificação de um bullet jornal.
Se uma tarefa ou evento for uma prioridade, você pode usar um asterisco (‘*’) junto, se for uma inspiração você pode usar um ponto de exclamação (‘!’) e se for algo que você precisa pesquisar sobre ou saber mais a respeito, pode usar um ponto de interrogação (‘?’) e assim vai. Isso fica a seu critério. Esses símbolos secundários te ajudam a definir a ordem de importância de alguma coisa. Sendo assim, um dia no seu bullet jornal pode ficar com essa cara:






 17 de novembro 

* • Terminar a matéria sobre beleza
X Buscar a roupa na lavanderia
° Jantar na casa do André
< Planejar férias
> Jantar com a família (no mês que vem)






Para tornar tudo ainda mais organizado, um bullet jornal é divido em módulos:

Index: lembra que eu falei que cada página tem que ter um número? Isso serve para você montar um índice do seu caderno. Aí quando você quiser procurar um mês, por exemplo, pode olhar no índice em que página esse mês está. Nem preciso explicar que ele fica logo nas primeiras páginas do caderno, né?

Future Log: nessa parte, você separa algumas linhas para escrever datas importantes, feriados, eventos que já estão marcados com muita antecedência de cada mês do ano. Por exemplo, nós estamos em novembro, mas você sabe, com certeza, que o natal rola em dezembro. Você pode anotar ‘Dia 25 – Natal’, no seu future log pra esse mês.

Monthly Log: assim como o future log, ele é uma página que você usa para anotar todas as datas de um mês e eventos ou coisas importantes que vão acontecer nele. O sistema de anotação é assim: em uma coluna, você coloca todos os dias do mês, e na outra (normalmente atrás das que estão os dias), você coloca a inicial do dia da semana (S – segunda, T – terça, etc). Exemplo:
T 24 – Aniversário do Arthur
Q 25
Q 26 – Pagar fatura do cartão
S 27 – Revisão semestral - Dentista

Daily Log: é onde você anota as tarefas que você tem para fazer naquele dia específico, como eu mostrei ali em cima. Uma dica importante é não planejá-los muito antes (tipo, planejar o dia 1º de dezembro, se você ainda está no começo de novembro). Você não sabe o que vai aparecer ao longo do dia para fazer, o ideal é pensar cada dia na noite anterior.

Para finalizar, lembra que eu coloquei ali em cima os sinais de ‘<’ e ‘>’? Então, eles são usados para um sistema chamado de ‘Migração’. Isso quer dizer que, quando você usou um deles para qualquer tarefa, você tem que, imediatamente fazer uma dessas coisas:
Colocar a tarefa no ‘Future Log’ de acordo
Colocar a tarefa no Monthly Log do mês, se ela ainda for válida para o mês de vigência.

Eu imagino agora você possa estar neste exato momento pensando ‘-E isso dá certo?!’
Mas, acreditem, já andei testando, é muito mais fácil do que parece. Em breve vocês  verão o meu Bullet Journal em prática!

Eis abaixo algumas inspirações para vocês:










Você pode usar qualquer caderno que você quiser para o seu bullet journal. Não precisa ser um específico. E pode decorar do jeito que quiser. Eu coloquei muito amor no meu porque que ele fosse a agenda perfeita para mim. Pretendo mostrar o meu aqui com mais detalhes depois.
Quer um lugar de inspiração? O Pinterest! Criei um board lá com algumas ideias de bullet journal, lembrando que você pode colocar nele o que você quiser [para conferir, clique AQUI]
Se você precisa de um espaço para o seu blog, é perfeito, se você quer criar uma área de metas, joga lá também. Vai da sua imaginação!

14 comentários:

  1. Oi Alessandra gostei da dica,quero ver depois como ficou o seu .
    Um ótimo feriado .

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana, eu não sou assim tão organizada, começo a fazer 3 4 coisas ao mesmo tempo. Agora que to aqui escrevendo estou ao mesmo tempo vendo um video kkk louca de pedra total. Admiro sua organização.

    ResponderExcluir
  3. É tão detalhado, tão fofo, fica lindo demais

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  4. Ale ... Estou apaixonada! Adorei a ideia do Bullet Journal ... Vou me inspirar e criar um tbm! Ahaaa quero ver o teu depois de pronto.
    Beijos - Sandra Paim
    CasaNovaOrganizada

    ResponderExcluir
  5. Gostei, eu já havia tentado me organizar com agendinhas e coisinhas Fofas mas acaba dando tudo errado e esqueço.
    Acho que vou tentar me organizar mais, beijos... bom feriado.

    ResponderExcluir
  6. Gostei, eu já havia tentado me organizar com agendinhas e coisinhas Fofas mas acaba dando tudo errado e esqueço.
    Acho que vou tentar me organizar mais, beijos... bom feriado.

    ResponderExcluir
  7. Que legal, eu queria muito me organizar assim, mas nunca consigo, já tentei umas 4 vzs e nada, adorei seu post, mão conhecia esse bullet, nunca ouvi falar acredita.

    ResponderExcluir
  8. não conhecia! adorei a ideia dos códigos para cada tipo de tarefa. mas não uso caderno nem agenda de papel. anoto td no bloco d enotas e agenda do celular. tem opção para celular?

    ResponderExcluir
  9. Ótima ideia, vou já começar a escolher um caderno bem bacana e quem sabe dessa vez não perco minhas anotações.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou viciada em listas, faço listas para tudo que se pode imaginar, alias minha agenda é quase um bullet journal e eu nem sabia rsrs tá certo que não uso todos esses símbolos é algo mais simples mas ainda assim adorei o formato!

    ResponderExcluir
  11. Nossa minha vida é cheia de post it , listinhas e varias tarefinhas pra eu não esquecer de nada. Mais vou tentar esse método. Achei bem mais prático. Obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  12. É Lindo. É estilo a um planner. Adorei o post. Beijo

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante essa matéria, não conhecia esse método, eu prefiro organizar minhas tarefas por app mesmo, rsrs. Beijos. Sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Que legal !!!! Acho que vou fazer um desses pra mim, gosto muito de coisas criativas desse jeito.
    www.vitoriafaustino.com.br

    ResponderExcluir

❤ Gratidão por sua visita ao Alessandrices!

❤ Seu comentário é muito importante,e as críticas construtivas são muito bem vindas desde que feitas com educação. Sua pergunta é respondida posteriormente, então volte depois para conferir a resposta, ok?

❤ Aaaahhhh! Caso queira deixar o link do seu blog no comentário, use o código abaixo (sem espaços) , substituindo onde requer as informações do seu blog, assim ao clicarmos no nome do seu blog em seu comentário, já somos imediatamente direcionados a ele, para uma visitinha!

< a h r e f = " LINK DO SEU BLOG " > NOME DO SEU BLOG < / a >

Tecnologia do Blogger.